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À Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca

ATA – 5 DE FEVEREIRO DE 2020

postado em 06 02 2020

Aos cinco dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte, às dezenove horas, teve início, em sua sede social, a reunião ordinária da Diretoria da AMAI-Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca. Na presença dos membros Alfredo Braga da Cunha Júnior, Guilherme C Ribeiro, Celine Billard, Cleusa Maria de Oliveira Silva , Marcia Helena de Oliveira Aguiar e secretariada por Ronaldo de Moraes, o Presidente da Amai, Nelson Aguiar de Paula abriu os trabalhos. Fazendo uso a palavra, o tesoureiro Guilherme abordou o primeiro tema da pauta que seria a apresentação das contas para aprovação pelo Conselho Fiscal. Ele apresentou o extrato bancário do mês de dezembro onde aparecem alguns depósitos que nenhum dos presentes soube identificar. Foram os seguintes depósitos:

Em dezembro: 02/12 299,40; 10/13 199,60; 13/12 499,00; 18/12 249,50; 23/12 299,40; e em janeiro: 06/01 199,60; e 07/01 249,50. Em função disso ele irá na próxima sexta feira, dia 7 até a agência da Caixa Econômica em Lima Duarte para tentar obter um esclarecimento da gerência. Comentou ainda que, em reunião com o presidente Nelson, estiveram vendo que ao longo do ano de 2018 a Prefeitura depositou dezoito mil reais na conta da AMAI destinados a gastos com a ambulância. O tesoureiro Guilherme disse que ainda vai fazer o levantamento dos gastos efetuados desde então, com seguro, combustível, óleo, bateria, diárias de motoristas etc. a fim de apurar se permanece algum saldo que supostamente deveria ser mantido como reserva para eventuais gastos futuros com a ambulância. Ficou, inclusive, de verificar se há realmente essa obrigatoriedade dessa reserva. Ainda a respeito da ambulância, o presidente Nelson fez uso da palavra dizendo que sem que a vila disponha de alguém habilitado para prestar serviços de paramédico, e sem os equipamentos mínimos para prestar socorro, corremos o risco de realizarmos um atendimento sem o cuidado necessário e com consequências desastrosas. Foi aprovado por todos que a AMAI deverá solicitar um agendamento com o prefeito e autoridades de saúde para que seja oferecido o treinamento necessário a algum voluntário aqui da vila e nos sejam fornecidos os equipamentos para atendimento emergencial. Ainda sobre a questão financeira, o secretário Ronaldo fez a leitura do Parágrafo Terceiro do artigo sexto dos estatutos da Associação, onde diz que eventuais resultados, sobras, excedentes operacionais, etc., auferidos mediante o exercício de suas atividades, deverão ser aplicados integralmente na consecução do respectivo objeto social de forma imediata ou por meio da constituição de fundo de reserva. Disse entender que, por esse parágrafo, a AMAI deve sempre estar destinando os recursos arrecadados para atividades previstas no estatuto com seus objetivos, não podendo ficar retidos simplesmente, sem destinação. Solicitou então aos presentes que manifestassem a respeito desse seu entendimento. O tesoureiro Guilherme reforçou esse entendimento, relatando experiência sua em outra entidade que mantinha alguns fundos de reserva específicos, mas que destinava seus recursos no seu plano de ações para o exercício seguinte. Lembrou ainda que no item três do artigo trinta dos nossos estatutos, está previsto que compete à Diretoria, elaborar e executar o Plano Anual de atividades, o que ainda não fizemos. A conselheira Cleusa lembrou que esta nossa diretoria elaborou um Plano de Metas e que agora deveríamos buscar ali os itens que pretendemos realizar no decorrer do ano de 2020, e definirmos o Plano Anual de Atividades tendo em vista os recursos financeiros de que dispomos, as reservas que precisamos manter e as estimativas de arrecadação. Todos aprovaram essa colocação e o vice-presidente Alfredo se dispôs a montar esse Plano Anual de Atividades, consultando o tesoureiro Guilherme sobre as disponibilidades, e nos apresentar já na próxima reunião de Diretoria. A coordenadora da Comissão de Meio Ambiente e Bem Estar, Celine, fez uso da palavra reforçando a importância da AMAI cumprir todos esses preceitos estatutários, para que possa se habilitar a obter verbas de órgãos públicos e privados Aproveitou para informar que a Comissão, com o apoio da Renata Daflon Menezes e do Antônio José Menezes Gonçalves, ambos da Comissão de Gestão, estão montando um projeto a ser encaminhado à Foundation Brazil que, através de Edital, está disponibilizando cinquenta mil reais para projetos na área de educação e cultura destinados a crianças e adolescentes. O vice-presidente Alfredo disse que a AMAI está entrando num momento em que deveremos começar a encaminhar projetos para obter fundos destinados à solução de vários problemas de nossa vila. E todas as entidades públicas ou privadas que concedem essas verbas, exercem rigorosa fiscalização quanto ao cumprimento das normas estatutárias e dos projetos apresentados. Dando prosseguimento à pauta da reunião, o secretário Ronaldo apresentou o orçamento que recebeu da empresa Ecoanálise Ltda, de Juiz de Fora, para executar os serviços de análise do esgoto despejado no rio Conceição através das quatro redes mestras coletoras, totalizando R$ 1.776,22 (um mil, setecentos e setenta e seis reais e vinte e dois centavos). Essa análise é parte essencial das orientações recebidas do engenheiro Gil que está nos prestando assessoria no nosso propósito de conseguir um projeto de tratamento de esgoto para a nossa vila. O orçamento foi aprovado por todos os presentes, sendo que o tesoureiro Guilherme disse que precisará tão somente da Nota Fiscal dos serviços e após a sua execução providenciará o pagamento. O secretário Ronaldo lembrou então que agora deveremos fazer um chamamento público para voluntários na tarefa de levantar as informações orientadas pelo engenheiro Gil junto às casas, pousadas e restaurantes localizados às margens do rio Conceição e que nele despejam diretamente seu esgoto. A conselheira Cleusa sugeriu que na reunião com a comunidade prevista para o dia 6 esse chamamento já fosse colocado como uma das pautas. O vice-presidente lembrou que últimos dias a gerente do Parque, Clarice, comentou que poderia ceder alguns de seus voluntários para trabalho na vila. Seria o caso da AMAI fazer contato com ela nesse sentido. Sugeriu também que fizéssemos um chamamento para uma reunião com todos os voluntários na terça-feira, dia 11, às 15 horas no salão de Multimeios para se passar as orientações sobre o trabalho a ser feito a partir da quarta feira, dia 12. Todos concordaram. O secretário Ronaldo ficou de informar a aprovação do projeto à empresa Ecoanálise e após eles confirmarem quando poderão estar presente na vila, também o secretário ficou de fazer contato com o DEMAE em Lima Duarte para que libere os seus funcionários aqui na vila para darem suporte a esse trabalho. A conselheira Cleusa lembrou a importância de se fotografar a coleta das amostras do esgoto para dar ampla divulgação no facebook, no instagram e no whatsapp. O secretário Ronaldo aproveitou para destacar o excelente serviço que está sendo desenvolvido pela Giglia Ferrari, que é membro proeminente da Comissão de Comunicação, e informar que o site está em fase final de montagem e que, certamente, em mais um ou dois dias poderá ser apresentado a toda Diretoria através do whatsapp. Após a aprovação de todos é que faremos ampla divulgação de seu endereço eletrônico para acesso liberado para o público. Todos os presentes reconheceram o mérito da Gíglia e manifestaram agradecimentos. Como a reunião se prolongava, a coordenadora da Comissão de Meio Ambiente sugeriu que a apresentação do Plano de Ações da Comissão, previsto na pauta, fosse transferida para a próxima reunião e até lá ela enviaria o mesmo para o grupo da Diretoria no whatsapp a fim de que todos chegassem no próximo encontro já com algum conhecimento do seu conteúdo. Todos concordaram e passamos para os Assuntos Gerais da pauta. O vice-presidente Alfredo então fez uso da palavra para abordar a questão da casinha de lixo do shopping que vem se arrastando há alguns meses. Segundo ele, o orçamento original era de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais), sendo que a AMAI participaria com quinhentos reais, os condôminos do shopping com outros quinhentos reais e o restante seria levantado mediante uma campanha de arrecadação, tipo bingo. Ocorre que ele apurou que os condôminos do shopping que são os usuários e principais interessados naquela casinha de lixo contribuíram com menos que duzentos e cinquenta reais e ainda administraram mal a obra, tendo gasto mais de seiscentos reais com duas pessoas que deixaram o serviço mal feito e foi preciso ser retomado por outro profissional. O resultado é uma conta remanescente na Rivelli para ser paga em montante superior a um mil reais em nome de uma das condôminas do shopping. O entendimento manifesto pelo vice presidente Alfredo é de que a AMAI não deve se comprometer com esse pagamento e que o bingo que pretendemos fazer seja desvinculado dessa questão e que fixado para março. Esse seu entendimento foi aprovado por todos os presentes. O presidente Nelson, fazendo uso da palavra, informou que esteve em contato com o Sr. Wesley a respeito da campanha feita para arrecadar fundos para iluminação do trecho da rua na descida após o Zé do Arame. O Sr. Wesley alegou ter comprado os dois refletores que estão colocados na frente da sua agência ali localizada. O tesoureiro Guilherme comentou que existe uma controvérsia a respeito desses refletores que, segundo consta, teriam sido comprados pelo então deputado Antônio Jorge para a quadra de esportes. Diante disso, sugeriu que endereçássemos a ele um convite para vir na próxima reunião prestar esclarecimentos. Sua sugestão mereceu aprovação de todos. Na sequência, a conselheira Cleusa sugeriu que a AMAI encaminhasse ofício à Prefeitura pedindo um documento de cessão de uso do terreno prometido ceder pelo prefeito para que tivéssemos o local para a compostagem comunitária. Todos aprovaram sua sugestão. A propósito, o tesoureiro Guilherme disse ter conversado com o empresário Israel e que ele se dispôs a dar os mourões e arames para que pudéssemos cercar aquele terreno antes que fosse invadido. Disse ainda que talvez possamos conseguir algum tipo de apoio do Sr. Israel, com material e mão de obra, quando formos fazer a reforma do Multimeios, já tendo inclusive conversado com ele a esse respeito. O secretário Ronaldo fez uso da palavra dizendo que se comprometeria a fazer um levantamento de custos dos reparos necessários nas muretas no entorno da sede da AMAI, eucalipto tratado, mão de obra e demais materiais como cimento, areia, etc. A conselheira Márcia disse que poderia conversar com o vereador Dó e conseguir dele a mão de obra de funcionários da Prefeitura e talvez tenhamos que pagar apenas um pedreiro profissional para orientar os serviços. O tesoureiro Guilherme lembrou que todas essas iniciativas que envolvem gastos deverão ser incluídas no Plano de Ação que deverá ser elaborado, observando a disponibilidade de caixa e previsões de entrada de recursos. A conselheira Márcia, fazendo uso da palavra, informou que esteve na Secretaria de Obras da Prefeitura e que lá ficou sabendo do extravio de um projeto de reordenamento do trânsito aqui na vila de Conceição de Ibitipoca. Foi-lhe sugerido, então, que propusesse à Diretoria da AMAI que agendasse uma reunião com o Prefeito, com a presença do Secretário de Obras e do vereador Dó, que representa os interesses políticos da vila. Nessa reunião deveria ser refeito aquele projeto. Explicou, ainda, a conselheira Márcia, que naquele projeto estava previsto que o trânsito em Ibitipoca teria mão única a partir do shopping, como é hoje, subindo em direção à pizzaria e dali até a sorveteria, onde desceria como mão única até a quadra e seguiria pela rua Lavapés até o shopping. A rua Júlio Miranda, aquela estreita que passa em frente ao chalé dos Americanos só teria mão na descida. Segundo a conselheira Márcia, aquele projeto previa que somente o trecho entre a Sorveteria e a pousada Alphaville continuaria com mão dupla devido ao ônibus. Inclusive, segundo o presidente Nelson, o prefeito disse que asfaltaria a descida à frente da Igreja Nossa Senhora do Rosário para que o ônibus por ali passasse. O secretário Ronaldo, fez uso da palavra dizendo discordar de que permanecesse mão dupla no trecho entre a sorveteria e o Alphaville, pois assim continuariam ocorrendo os problemas de engarrafamento que enfrentamos em finais de semana. E disse mais: não vê porque o ônibus tem que subir até a Igreja Matriz, já que é devido ao ônibus que esse problema está sendo criado. Lembrou que em cidades como Juiz de Fora a rodoviária fica bem distante do centro e não vê porque o ponto final do ônibus não fica sendo em frente ao shopping onde já está prevista a construção de um ponto. A conselheira Cleusa concordou com essa colocação do secretário, mas disse que ela deveria estar condicionada à conclusão da obra do estacionamento em frente ao shopping, para o que o pedreiro Ronaldo, conhecido como “Cabeção”, se dispôs a dar a mão de obra. Essa proposição, com o adendo da conselheira Cleusa, mereceu aprovação por todos os presentes. O presidente Nelson, fez uso da palavra, dizendo que além da mudança do ponto final, também deveríamos tomar alguma providência com relação ao estado precário em que se encontram os ônibus que fazem o trajeto Lima Duarte a Conceição de Ibitipoca. Sugeriu que agendássemos reunião tanto com o prefeito como com o dono da empresa de ônibus, levando em mãos ofícios pleiteando a melhoria nesse serviço. Todos concordaram com essa proposição. Já encerrando os trabalhos, o presidente Nelson pediu que as próximas reuniões fossem iniciadas sempre com a leitura da ata da reunião anterior, uma vez que alguns diretores e conselheiros não têm acesso direto ao whatsapp. Todos concordaram em que essa prática fosse adotada já a partir da próxima reunião. Nada mais tendo a tratar, os trabalhos desta reunião foram declarados encerrados e para registrar, eu Ronaldo de Moraes, secretário da AMAI, lavrei a presente ata que vai assinada por mim e pelos demais presentes. Conceição de Ibitipoca, município de Lima Duarte-MG, 05 (cinco) de fevereiro de 2020 (dois mil e vinte).