Seja Bem-Vindo!

À Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca

Igreja do Rosário: patrimônio histórico de Ibitipoca sofre danos com as chuvas

postado em 15 02 2020

   A AMAI informa sobre os danos ocorridos na Igreja do Rosário, patrimônio histórico da nossa vila.

  As fortes chuvas dos últimos dias resultaram no destelhamento da igreja. A situação já está controlada por membros da comunidade que guardam e cuidam da igreja dentro de suas capacidades. Foi inserida uma lona de captação de água de chuva para proteger o teto. As obras sacras estão protegidas em local seguro.

   Será necessária uma reforma ampla, tanto em todo o teto quando na parte interna para eliminar infiltrações. A Prefeitura de Lima Duarte já foi acionada, contudo informou que só poderá realizar a obra após o período de chuva.

   Contudo, a presença do engenheiro, para avaliar a situação e orçar o valor do projeto, se faz necessária para que possamos buscar alternativas possíveis para tomar providências na reforma e preservação da igreja.

     Assim, a AMAI protocolou um ofício requisitando a urgência da presença do engenheiro para que possamos assim, buscar investimento público e também da possível colaboração do município, o que deve ser empenhado antes do início do período eleitoral.

Sobre a Igreja do Rosário

   A Igreja Nossa Senhora do Rosário de Conceição de Ibitipoca foi construída pelos negros, escravos, que eram impedidos de frequentar as cerimônias da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A construção era em pau-a-pique na parte baixa da vila, em uma encosta. Ali, comemoravam as festas da padroeira com a dança de Congados.

  No início do século XX, a capela estava em ruínas, o padre  Carlos Otaviano Dias mandou demolir e iniciou a construção atual no mesmo local, em 1915. A obra foi concluída em 1918, sob a direção do oficial Oscar Baumgratz.

  Reconhecida sua importância, a Igreja Nossa Senhora do Rosário de Conceição de Ibitipoca foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural de Lima Duarte-MG, pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural do município no ano de 1998.

Fonte: Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Lima Duarte