postado em 17 03 2020
Conceição de Ibitipoca recebe turistas de várias partes do país e do mundo, por isso, a recomendação é que hospedagens, bares, restaurantes e os moradores façam a sua parte, implementando as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que podem ajudar a diminuir o impacto do coronavírus em nosso país.
O coronavírus se espalha de forma semelhante à gripe, principalmente, através do ar e do contato físico, assim, listamos algumas medidas simples dos guias preparados pela Abrasel e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH:
Recomendações:
– LAVAR AS MÃOS FREQUNTEMENTE: é um dos itens mais importantes para todos – funcionários e clientes/turistas. Cuide para que todos estejam informados sobre a importância de manter as mãos limpas e cuide para que as pias estejam abastecidas com sabão, papel-toalha e álcool 70%.
– ÀLCOOL EM GEL: manter disponível nas dependências dos estabelecimentos para que funcionários e clientes possam manter suas mãos higienizadas. Colaboradores que têm contato direto com o público devem realizar o procedimento antes e após cada atendimento;
– REFORÇO NA HIGIENIZAÇÃO: Maior rigor na limpeza dos quartos, banheiros e locais de uso público. Mais cuidado no manuseio de roupas sujas e de objetos de uso pessoal. Higienização constante de maçanetas e outros locais de manuseio coletivo.
– Higienizar pratos, copos e talheres com cuidado e de maneira correta é essencial. O funcionário encarregado de manipular itens
sujos deve usar luvas. Ao disponibilizar os utensílios para os clientes é preciso seguir as boas práticas: o funcionário deve lavar bem as mãos antes de manipular os itens limpos e a maneira de ofertar pratos e talheres deve minimizar, se possível, os riscos de contato. Em restaurantes self-service, por exemplo, os talheres podem estar dentro de saquinhos de papel. No a la carte, os itens devem ser colocados à mesa só na hora do serviço.
– MANTER OS AMBIENTES BEM VENTILADOS
– COMUNICAÇÃO É ESSENCIAL: Converse com colaboradores de todos os setores sobre o coronavírus (origem, sintomas, transmissão, prevenção e tratamento). Também vale reforçar a comunicação visual do estabelecimento, com avisos que indicam como lavar as mãos de modo correto, por exemplo. O site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) traz notícias confiáveis sobre esta e outras doenças.
– CASOS SUSPEITOS: notificar a Vigilância Sanitária. Em caso de hóspedes ou colaboradores com sintomas, encaminhar para unidades de saúde, higienizar os locais utilizados, e acompanhar o diagnóstico.
– ETIQUETA RESPIRATÓRIA: medidas que visam impedir a disseminação do vírus:
. evitar o contato próximo com outras pessoas;
. cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar;
. descartar o lenço em recipiente adequado para resíduos, imediatamente após o uso;
. lavar as mãos frequentemente, principalmente após tossir ou espirrar;
. evitar tocar olhos, nariz e boca;
. evitar tocar em superfícies como maçanetas, mesas, pias e outras;
. não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.