Seja Bem-Vindo!

À Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca

CORONAVÍRUS: é hora de atuar firmemente na prevenção

postado em 17 03 2020

   Conceição de Ibitipoca recebe turistas de várias partes do país e do mundo, por isso, a recomendação é que hospedagens, bares, restaurantes e os moradores façam a sua parte, implementando as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que podem ajudar a diminuir o impacto do coronavírus em nosso país.

  O coronavírus se espalha de forma semelhante à gripe, principalmente, através do ar e do contato físico, assim, listamos algumas medidas simples dos guias preparados pela Abrasel e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH:

Recomendações:

LAVAR AS MÃOS FREQUNTEMENTE: é um dos itens mais importantes para todos – funcionários e clientes/turistas. Cuide para que todos estejam informados sobre a importância de manter as mãos limpas e cuide para que as pias estejam abastecidas com sabão, papel-toalha e álcool 70%.

– ÀLCOOL EM GEL: manter disponível nas dependências dos estabelecimentos para que funcionários e clientes possam manter suas mãos higienizadas. Colaboradores que têm contato direto com o público devem realizar o procedimento antes e após cada atendimento;

– REFORÇO NA HIGIENIZAÇÃO: Maior rigor na limpeza dos quartos, banheiros e locais de uso público. Mais cuidado no manuseio de roupas sujas e de objetos de uso pessoal. Higienização constante de maçanetas e outros locais de manuseio coletivo.

– Higienizar pratos, copos e talheres com cuidado e de maneira correta é essencial. O funcionário encarregado de manipular itens

sujos deve usar luvas. Ao disponibilizar os utensílios para os clientes é preciso seguir as boas práticas: o funcionário deve lavar bem as mãos antes de manipular os itens limpos e a maneira de ofertar pratos e talheres deve minimizar, se possível, os riscos de contato. Em restaurantes self-service, por exemplo, os talheres podem estar dentro de saquinhos de papel. No a la carte, os itens devem ser colocados à mesa só na hora do serviço.

– MANTER OS AMBIENTES BEM VENTILADOS

– COMUNICAÇÃO É ESSENCIAL: Converse com colaboradores de todos os setores sobre o coronavírus (origem, sintomas, transmissão, prevenção e tratamento). Também vale reforçar a comunicação visual do estabelecimento, com avisos que indicam como lavar as mãos de modo correto, por exemplo. O site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) traz notícias confiáveis sobre esta e outras doenças.

– CASOS SUSPEITOS: notificar a Vigilância Sanitária. Em caso de hóspedes ou colaboradores com sintomas, encaminhar para unidades de saúde, higienizar os locais utilizados, e acompanhar o diagnóstico.

– ETIQUETA RESPIRATÓRIA: medidas que visam impedir a disseminação do vírus:

. evitar o contato próximo com outras pessoas;

. cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar;

. descartar o lenço em recipiente adequado para resíduos, imediatamente após o uso;

. lavar as mãos frequentemente, principalmente após tossir ou espirrar;

. evitar tocar olhos, nariz e boca;

. evitar tocar em superfícies como maçanetas, mesas, pias e outras;

. não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.