Seja Bem-Vindo!

À Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca

AMBULÂNCIA ou SAMU: Em caso suspeito de COVID-19 em Ibitipoca, o que fazer?

postado em 22 03 2020

Se você ou alguém da sua família apresentar algum sintoma de resfriado ou gripe, coriza, febre baixa, espirro, a recomendação é FICAR EM CASA! Não vá ao posto de saúde ou ao hospital em Lima Duarte.

Só se deve procurar ajuda médica se apresentar FALTA DE AR, TOSSE FORTE E FEBRE QUE NÃO PASSA nem com dipirona nem paracetamol. A recomendação atual, quando ainda não há nenhum caso registrado de suspeita de coronavírus em Lima Duarte, é que seja acionado o SAMU, pelo telefone 192.

O SAMU está preparado para o protocolo específico para atender suspeitos de COVID-19: os socorristas devem usar o EPI (Equipamento de Proteção Individual), incluindo roupa privativa, sapatos fechados, máscara cirúrgica, protetor facial, luvas, capote ou avental descartável, gorro e sapatilha cirúrgica.

Estamos em contato com a Secretaria de Saúde e a Santa Casa de Lima caso novas medidas precisem ser tomadas e tenhamos que recorrer ao serviço da nossa ambulância. Estamos desde já nos preparando para atender tais emergências. Até lá, estaremos evitando colocar em risco tanto o motorista como o(s) parente (s) do suspeito da contaminação, pela falta da devida indumentária protocolar recomendada, o que também poderá ser alterado caso venhamos a receber os EPI das autoridades de saúde.

Em caso de alguma outra enfermidade grave ou emergencial, a ambulância está a postos.

Para informações corretas sobre o coronavírus, clique aqui.