Seja Bem-Vindo!

À Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca

AMAI SOLICITA REFORÇO DAS MEDIDAS NA LUTA CONTRA A COVID-19 EM CONCEIÇÃO DE IBITIPOCA

postado em 02 07 2020

Em ofício enviado ontem à Prefeitura de Lima Duarte, a AMAI – Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca solicita a adoção de medidas diferenciadas em relação a prevenção a Covid-19 a serem adotadas em nosso distrito, pela sua característica de polo turístico.

  São elas:

– procedimentos de flexibilização das medidas restritivas a partir do momento de descida da curva de contágio,

– criação de barreira sanitária,

– fiscalização severa para o cumprimento dos decretos municipais.

    A AMAI sugere ainda que, para adotar qualquer flexibilização em Conceição de Ibitipoca, sejam aferidos diariamente os índices de propagação do vírus nas cidades de Lima Duarte, Juiz de Fora e Rio de Janeiro, e a aferição diária dos índices de ocupação dos leitos nas cidades referências da nossa região.

   Em anexo ao ofício, a AMAI encaminhou ainda as propostas de reabertura dos grupos Ibitipoca Consciente e Mulheres Pró Ibiti, além do Protocolo de Manejo do Lixo elaborado pela Comissão de Meio Ambiente e Bem-Estar da AMAI.

CONHEÇA AS PROPOSTAS DOS GRUPOS IBITIPOCA CONSCIENTE E MULHERES PRÓ IBITI E O PROTOCOLO DE MANEJO DO LIXO

CONFIRA O OFÍCIO NA ÍNTEGRA.

Ofício nº 013/2020

Conceição de Ibitipoca, 01 de julho de 2020

Ao Exmo. Sr.

Geraldo Gomes de Souza

DD Prefeito Municipal de Lima Duarte-MG

Prezado Senhor,

    A AMAI – Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca, com sede à rua Pedra Aflorada, s/nº, em Conceição de Ibitipoca, neste município de Lima Duarte-MG, vem respeitosamente à presença de V. Exa. expor nossa preocupação com a expansão dos casos confirmados de infecção pelo coronavírus em nosso Estado, o que mereceu, inclusive, a recente declaração de nosso governador, Sr. Romeu Zema: “o número dos últimos dias está nos assustando”.

         Sim, toda a nossa comunidade de Conceição de Ibitipoca, em especial nossos idosos e outros integrantes do grupo de risco, estamos muito assustados com esse número que se acelera a cada dia. É com essa preocupação que nos permitimos requerer de V.Exa. a adoção de algumas medidas preventivas que a seguir detalhamos.

         Entendemos que medidas diferenciadas deveriam ser adotadas em nosso distrito, considerando as suas peculiaridades que o distinguem significativamente tanto da sede do município como dos demais distritos, por ter características de polo turístico, em estreita ligação com o mais importante e mais visitado parque ecológico do Estado de Minas.

         Desde a oportuna edição do Decreto Municipal nº 36/2020, temos recebido constantes notícias da presença de turistas aqui na vila, os quais, sem dúvida, devem estar se hospedando em casas de amigos proprietários ou mediante aluguel de pousadas ou mesmo de casas. Tais ocorrências de desrespeito àquele Decreto atestam a insuficiência do serviço de fiscalização como tem sido feito até hoje aqui na vila, trazendo potencialmente riscos de contágio através desses turistas oriundos de cidades com alta incidência de infectados. Torna-se urgente que uma das medidas que requeremos a V.Exa. seja a presença de uma fiscalização severa que monitore diariamente o cumprimento por parte dos estabelecimentos formais e informais, sujeitos a todos os protocolos que, por força de Decretos Municipais, vierem a ser editados. Sem uma fiscalização efetiva e permanente, não há garantia do cumprimento de quaisquer medidas por mais criteriosas e preventivas que sejam.

         Outra providência que requeremos a V.Exa., e desta vez com a força do clamor geral dos cidadãos de nossa vila, é a criação de uma Barreira Sanitária que intercepte todas as pessoas que se dirijam ao nosso Distrito com aferição de temperatura corporal e sintomas evidentes da doença. A simples existência de uma Barreira Sanitária já é um eficiente filtro para que qualquer turista vindo a Ibitipoca não arrisque “perder a viagem”, caso tenha alguma suspeita de estar contaminado. Além de ser um claro aviso de que aqui estamos cuidando da proteção à nossa saúde, o que inspira cuidados também por parte de nossos visitantes.

         Sabemos que essa pandemia do Covid-19 não tem prazo para terminar, pois ainda não temos vacina nem tratamento comprovado para a sua cura. Por outro lado, o tempo prolongado das medidas restritivas provocam uma pressão, sobretudo por aqueles cuja fonte de renda foi afetada pela suspensão das atividades. Essa pressão pela reabertura das atividades já chegam às portas das administrações federais, estaduais e municipais. Nesse cenário é que se coloca mais um de nossos requerimentos. Pedimos com muita consciência que V.Exa. somente adote procedimentos de flexibilização das medidas restritivas a partir do momento de descida da curva de contágio. Sabemos que várias cidades se precipitaram na reabertura de suas atividades e tiveram logo que retomar as medidas restritivas devido à explosão do número de infectados. A cautela nesse caso é o melhor conselheiro e permitimo-nos sugerir que, para adotar qualquer flexibilização aqui em nosso Distrito, sejam aferidos diariamente os índices de propagação do vírus nas cidades de Lima Duarte, Juiz de Fora e Rio de Janeiro, que são os principais locais de onde recebemos maior número de visitantes. Paralelamente, sugerimos que a esse critério seja acrescida a aferição diária dos índices de ocupação dos leitos nas cidades referências de nossa região.

         Não temos a menor dúvida quanto à competência técnica e ao grau de sensibilidade dos membros da equipe dessa Prefeitura que está à frente dos estudos técnicos e científicos para a eventual reabertura de atividades em nosso município. Nada obstante, estamos encaminhando para análise e avaliação por parte de V.Exa. e de sua equipe técnica duas propostas para reabertura das atividades comerciais e turísticas em Ibitipoca, as quais foram desenvolvidas com rico detalhamento de protocolos por dois grupos de trabalho que se constituíram aqui em nossa vila. Acreditamos que essas duas propostas poderão ser de grande valia como subsídios aos estudos ora em desenvolvimento por sua equipe. Encaminhamos também uma outra proposta específica com o protocolo de manejo do lixo, desenvolvida pela Comissão de Meio Ambiente de nossa Associação, que trata de uma questão que se apresenta hoje como bastante crítica em Ibitipoca e que não foi devidamente explorada nas outras duas propostas.

         Estamos certos de que com esses nossos requerimentos e o encaminhamento das propostas em anexo, estamos cumprindo com nossa responsabilidade cidadã e contribuindo para que possamos atravessar esse difícil período de pandemia com o mínimo de proteção à saúde e com segurança para nossa comunidade.

Com esse espírito, manifestamos nossos votos de estima e consideração e subscrevemo-nos

Atenciosamente,

         Nelson Aguiar de Paula/Presidente da AMAI

         Ronaldo de Moraes/Secretário da AMAI