Seja Bem-Vindo!

À Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca

Diretoria da AMAI apresenta balanço do primeiro ano de trabalho

postado em 02 10 2020

   A atual diretoria da AMAI completou 1 ano de gestão e apresenta um balanço durante o período, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus.

  O secretário da Associação de Moradores e Amigos de Ibitipoca, Ronaldo Champak, pontua as principais as iniciativas e ações:

     Processo de horas de estudo e trabalho conjunto que reuniu vários amigos da Associação para adequar seus estatutos à legislação federal em vigor. Sem essa reforma, a Associação não estava habilitada legalmente enquanto entidade representativa para pleitear e requerer recursos e ações de órgãos governamentais.

A tradicional festa junina também contou com a participação de vários amigos da Associação e foi um sucesso total com quadrilha, pau- de-sebo e casamento na roça.

    Levantamento dos principais problemas da comunidade e sugestões de providências corretivas divulgado em diversos grupos de whatsapp e que fundamentou a elaboração de um Plano de Metas para orientação as ações da nova diretoria. Esse plano está disponível no site da AMAI para todos conhecerem. Clique aqui para ler.

A AMAI realizou parcerias para o cadastramento de moradores para isenção de taxa de entrada no Parque Estadual do Ibitipoca em dias úteis.  De um total de 450 moradores cadastrados, cerca de 400 foram feitos na secretaria da AMAI que se manteve aberta três dias por semana para tal fim.

Outra parceria de sucesso foi a participação da AMAI no processo de aquisição de duas cadeiras de rodas adaptadas, conhecidas como Juliettes, garantindo acessibilidade para todos no Parque Estadual do Ibitipoca.

   Também foi um sucesso total a tradicional festa, quando a Igreja comemora o Dia da Padroeira. A impressionante presença de mais de 700 pessoas numa festa que prolongou por alguns dias com bandas conhecidas animando bailes, apresentação de palhaços para a criançada, barracas e muito congraçamento.

   Demos início a um projeto fundamental para nossa vila que, infelizmente, foi interrompido pela pandemia. Já tínhamos realizado três reuniões com o dirigente da ASP Engenharia, de Belo Horizonte, que está implantando o sistema de tratamento de esgotos de Olaria. Havíamos também contratado os serviços da empresa EcoAnálises de Juiz de Fora que no início de março viria fazer a análise do esgoto produzido na vila, indispensável para a definição de qual Estação de Tratamento era mais adequada. O Roberto do DEMAE já estava liberado pela sua direção para dar o suporte necessário na coleta de esgoto para análise. Infelizmente a pandemia chegou ao Brasil assustando todos e suspendendo nossas ações nesse projeto.

   Mediante convocação feita nos grupos, a AMAI reuniu colaboradores voluntários para ações e doações diversas como a criação dos dois estacionamentos no centro da vila, mutirão para plantio de jardins, mutirão ecológico para coleta de lixo nas ruas, arrecadação de fundos para limpeza de barrancos que caíram na estrada e construção de ponte alternativa.

  Contando com apoio muito especial de sócios colaboradores, foi criado o site da AMAI, a página no Facebook e o Instagram da AMAI para divulgar todas as ações da AMAI, o estatuto, as atas de reuniões de diretoria, histórico da vila, serviços com telefones e endereços úteis e muito mais. E também um canal no Youtube sob a denominação de TV Ibitipoca onde estamos vinculando e compartilhando vídeos com os saberes e afazeres dos moradores da vila.

    A Comissão de Meio Ambiente e Bem-Estar da AMAI trabalhou em campanhas para reduzir o volume de lixo, orientou separação de lixo para descarte correto para reciclagem, orientou a criação de composteira orgânica em jardins, tanto através dos materiais divulgados na Semana do Meio Ambiente, quanto nos vídeos postados no canal da TV Ibitipoca.

A equipe trabalhou na elaboração e na inscrição de projetos em editais em busca de verba para desenvolver a proposta de conteiners e placas de reciclagem, construção de uma compostagem coletiva, projeto de educação ambiental para jovens e crianças e elaboração de um plano socioambiental.

 Uma série de ações vem sendo tomadas pela AMAI:

– Encaminhamento de ofício à Prefeitura de Lima Duarte de propostas elaboradas por grupos de moradores para a reabertura de atividades no chamado pós-pandemia, juntamente com nosso pedido para a instalação de barreira sanitária na saída de Lima Duarte e manutenção permanente de fiscais aqui na vila para coibir desrespeito que na época acontecia às recomendações de isolamento e suspensão de várias atividades. Nesse caso, a Prefeitura atendeu a essas duas nossas solicitações.

– Análise de todos os Decretos municipais de retomada de atividades econômicas para orientar de maneira mais didática o empresariado legal.

– Apoio ao trabalho dos fiscais quanto à divulgação e prestação de esclarecimentos com relação ao Termo de Responsabilidade e o Cadastro das Casas, Chalés e Campings.

– Acompanhamento diário das ações do DEMAE no recente problema de danificação de uma das bombas bem como junto ao Sr. Prefeito o que resultou na compra de novo equipamento.

   Mais uma vez a comunidade demonstrou sua solidariedade e, mediante arrecadação de doações, conseguimos um montante até hoje de R$ 4.764,00 que já nos permitiu a distribuição de 47 cestas básicas a moradores que nos revelaram estar em situação financeira difícil devido à interrupção de atividades na vila pela pandemia.

   Campanha recém-lançada em grupos de whatsapp com o propósito de sensibilização e conscientização do empresariado e da população em geral com relação à importância de se preservar o patrimônio histórico e cultural de Ibitipoca. Essa campanha terá mais desdobramentos e incluirá ampla consulta à população da vila, que pretendemos que aconteça proximamente, para definirmos a Ibitipoca que queremos para levar em forma de pedido, requerimento e exigências junto a todas as autoridades que o caso recomenda.

Membros da diretoria da AMAI estão participando ativamente dos conselhos:

– Conselho Consultivo do Parque Estadual do Ibitipoca

– Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental – Codema

– Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Lima Duarte

– Conselho Municipal de Turismo – COMTUR