À Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca
PROTOCOLO DE MANEJO DO LIXO EM CONCEIÇÃO DE IBITIPOCA
postado em 12 10 2020
Proposta da Comissão de Meio Ambiente e Bem-Estar da AMAI
PROBLEMÁTICAS:
quantidade elevada de lixo decorrente ao aumento do serviço de delivery
descarte inadequado aumentando o risco do lixo ser espalhado por animais e acarretar em proliferação de doenças (foto 1)
poluição visual
poluição ambiental do solo e da água
falta de consciência ambiental
descarte e fogo inadequado de vegetais na rua (foto 2)
COMO REDUZIR:
COMERCIANTES e RESTAURANTES:
evitar oferecer sacos plásticos nas compras, evitar o isopor, evitar plástico descartável (copos, talheres, pratos…) e evitar panfletos
reduzir a quantidade de pacotes e embalagens
oferecer alternativas orgânicas (por exemplo): https://papelsemente.com.br/blog/embalagens-para-delivery/ , sacolas de papel (para talheres também) ou sacolas reutilizáveis
https://www.preservamundo.com.br/
http://greenlivingbrasil.com/
oferecer a compra (como lembrança) de sacolas reutilizáveis, de garrafas reutilizáveis, de copos personalizados.
MORADORES e VISITANTES:
evitar plástico e produtos descartáveis
evitar a queima de qualquer tipo de lixo
levar sacolas para carregar as compras, em substituição às sacolas oferecidas nas lojas
escolher produtos com menor número de embalagens;
comprar produtos em embalagens econômicas que possuem menos embalagem por unidade de produto;
COMO DESCARTAR: Instalar lixeiras sinalizadas nos estabelecimentos e casas para separar o lixo comum / lixos recicláveis /compostáveis
a. RECICLÁVEIS: O que são: PAPÉIS. revistas, jornais, caixas de papelão, caixinhas tipo longa vida (leite…) PLÁSTICOS. Garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza, sacos plásticos, potes de margarina, iogurte, requeijão e outros recipientes VIDROS e LATAS: latinhas, latas de molho e conservas, garrafas Como descartar: IMPORTANTE passar água nas embalagens e latas de comida assim como as tetrapak e colocar o material reciclável LIMPO em sacolas resistentes e bem fechadas.
b. COMPOSTÁVEIS. O que são: Restos de alimentos, materiais provenientes de folhas, galhos e podas de jardins Como descartar: Descartar os compostáveis em um lugar do jardim cobrindo alternadamente com camadas de vegetais secos ou num minhocário.
c. LIXO COMUM O que são: Luvas, máscaras, fraldas, lixo de banheiro, absorventes, guardanapos sujos, papéis engordurados, embalagens de bala, isopor e celofane Como descartar: Colocar o lixo comum em sacolas resistentes e bem fechadas.
d. MATERIAIS PERFUROCORTANTES: O que são: Vidro quebrado, metais ou outros objetos pontiagudos Como descartar: Devem ser colocados em caixas de leite ou outras embalagens, com identificação, antes de dispor para a coleta.
e. MATERIAIS CONTAMINANTES : O que são: Pilhas, baterias, produtos tóxicos, medicamentos e óleo de cozinha Como descartar: Devem ser descartado separadamente
QUANDO DESCARTAR
de preferência cedo de manhã antes do pessoal da coleta passar na sua rua ou no mesmo dia.
se não for possível: na casinha do lixo no máximo na noite anterior da coleta.
COMO EDUCAR nos comércios:
colocar cartazes informativos, incentivando os visitantes a colaborar com a redução de resíduos e informando sobre os benefícios de gestos simples que possam contribuir, a longo prazo, com a qualidade do meio ambiente.
nas pousadas e casas, na chegada ou no momento da reserva informar sobre os cuidados em relação com o descarte do lixo e a preservação do meio ambiente.
DESCARTE DO LIXO COM SUSPEITA DA COVID-19 EM CASA
Não separe mais o lixo reciclável do comum;
Use 2 sacos para acondicionar o lixo e não esqueça de fechá-los corretamente;
Os sacos devem ser fechados com lacre ou um nó quando tiverem até 2/3 (dois terços) de sua capacidade. Não deve-se encher o saco até a borda, deixar espaço para fechar sem se contaminar;
Coloque os sacos identificados com etiqueta “COVID” para coleta de acordo com o dia e horário do recolhimento na sua rua.
DEMANDAS:
Proposta: colocar cartazes informativos nas casinhas de lixo Solicitação: realizar a impressão e instalação de placas 100cmx84cm com o desenho seguinte (foto 3) (material resistente, a definir) para cada casinha de lixo.
Proposta: implantação de composteiras coletivas Solicitação: concessão à AMAI do terreno atrás do cemitério da vila, de posse da prefeitura para compostagem e horta coletiva.
Proposta: instalação de coletores de material reciclável (exemplo foto 4) ao lado de cada casinha de lixo (1 coletor de vidro, 1 coletor de plástico, 1 coletor de latas) (os mesmos moradores poderão recolher o que os interessa nesses coletores) Solicitação: compra dos coletores necessários para atender a todas as casinhas de lixo da vila.
Proposta: cartazes informativos, incentivando os visitantes a colaborar com a redução de resíduos e informação sobre os cuidados em relação com o descarte do lixo e a preservação do meio ambiente. para os comércios, pousadas, casas de aluguel. Solicitação: pedido para todos os comércios, pousadas, casas de aluguel para imprimir o cartaz (foto 3) e colocar num lugar bem visível e, na chegada ou no momento da reserva, informar sobre os cuidados em relação com o descarte do lixo e a preservação do meio ambiente.
Proposta: responsabilização dos comércios e restaurantes informando sobre as formas de reduzir o lixo Solicitação: pedido para todos os comércios e restaurantes de se responsabilizar e reduzir o lixo seguindo as propostas seguinte: a. evitar oferecer sacos plásticos nas compras, evitar o isopor, evitar plástico descartável (copos, talheres, pratos…) e evitar panfletos; b. reduzir a quantidade de pacotes e embalagens; c. oferecer alternativas orgânicas (por exemplo): https://papelsemente.com.br/blog/embalagens-para-delivery/ , sacolas de papel (para talheres tambem) ou sacolas reutilizáveis https://www.preservamundo.com.br/ http://greenlivingbrasil.com/ d. oferecer a compra (como lembrança) de sacolas reutilizáveis, de garrafas reutilizáveis, de copos personalizados.
Foto 1: lixo espalhado
Foto 2: vegetais na rua antes de queimar
Foto3: Cartaz informativo para casinha de lixo
Foto 4: Exemplo de coletor (outro exemplo pode ser o tipo de coletor de latas do parque):