Seja Bem-Vindo!

À Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca

ASSESSORES DO DEPUTADO ESTADUAL BETÃO (PT) SE REÚNEM COM A DIRETORIA DA AMAI

postado em 24 01 2021

Fomos procurados pelo chefe de Gabinete do deputado estadual Betão (PT), pedindo uma reunião com a AMAI para conhecer a realidade da Vila de Conceição de Ibitipoca, seus problemas e verificar em que medida podem ajudar no atendimento de suas soluções.

No dia 21 de janeiro de 2021, tivemos a reunião no salão de Multimeios, com os senhores Leonardo Iung, que é o chefe de Gabinete do deputado, e mais Gilson Lyrio, seu coordenador regional e o presidente do PT de Andrelândia, Odilon Mattos. Pela AMAI estiveram presentes, o presidente, Sr. Nelson Aguiar de Paula, o vice-presidente Alfredo Braga, o secretário Ronaldo de Moraes, a conselheira Cleusa Maria de Oliveira, a assessora de comunicação Gíglia Ferrari, além da presença do vereador Donizete Aguiar (Dó de Ibitipoca – PT).

Aproveitamos a oportunidade para discutir algumas propostas que foram apresentadas no Ciclo de Reuniões Virtuais “Que Ibitipoca nós queremos”, que a AMAI realizou em outubro e novembro de 2020.

Confira abaixo as considerações, sugestões e dicas de encaminhamento por parte dos representantes do deputado Betão.

Abastecimento de água:

Será feita uma consulta sobre a possibilidade de captação de água superficial dentro e próximo ao Parque Estadual de Ibitipoca.

Manejo do lixo:

Fomos informados de que é possível a obtenção de recursos financeiros para a nossa proposta, mediante projeto que, sendo apresentado neste ano, poderá ser liberado para o ano de 2022. Nossa proposta inclui:

  1. impressão de placas grandes (100cm x 84cm) que irão em cada casinha de lixo com indicação da separação do lixo;
  2. fabricação dos coletores para cada casinha de lixo (um saco grande com estrutura de metal para coletar plásticos e papelão (para vidro aguardamos sugestão da usina);
  3. instalação de coletores de latas (feitos com tela como os que existem no parque) em lugares estratégicos da vila.

Tratamento de Esgoto:

Fomos alertados sobre a necessidade de conseguirmos que seja feita uma auditoria interna no DEMAE, verificando a sua regularidade fiscal, financeira e legal, indispensável para que se consiga aprovação de projeto e a consequente liberação de verba para a instalação de um sistema de tratamento de esgoto. Se houver alguma irregularidade, nenhum projeto terá acolhimento pelas agências financiadoras.

Atendimento no Posto de Saúde:

Fomos informados que o deputado Betão conseguiu dois carros para a área de saúde e está indicando que um seja destinado a Ibitipoca, para poder atender pessoas em necessidade de assistência e que moram bem distante da sede do distrito.

Outra coisa é quanto ao soro antiofídico. Ficamos, nós da AMAI, com a incumbência de descobrir como se dá a distribuição de soro, qual o critério e que órgão é o responsável pela distribuição, que segundo fomos informados deveria estar disponível em Lima Duarte e Santana do Garambéu, e nos certificarmos se realmente estão em falta nessas cidades. De posse dessas informações, eles têm condições de atender nossa solicitação de que haja soro em Lima Duarte, tendo em vista a grande incidência de cobras na nossa região.

Estrada Lima Duarte-Ibitipoca:

Fomos informados de que existe um programa estadual para calçamento de todas as estradas de acesso a Parques Estaduais, porém esse programa está parado no Governo Zema e um dos trabalhos desenvolvidos pelo deputado é no sentido de conseguir acionar esse programa com vistas especificamente ao calçamento de nossa estrada de Lima Duarte a Ibitipoca.

Reforma do Multimeios

Desde que consigamos realizar a reforma do salão de Multimeios, nos foi informado que será possível a obtenção de recursos financeiros para dotá-lo de equipamentos de som, de filmagens, e tudo mais que for necessários para que o salão esteja adequado para as atividades artísticas e sócio-educativas que pretendemos ali realizar. Vale lembrar que já contamos com as ofertas feitas por um engenheiro e por um arquiteto para a elaboração dos projetos necessários, além da oferta da Prefeitura para firmarmos um Acordo de Cooperação voltado para a obra de reforma.

Feira Agroecológica de Ibitipoca

Fomos informados de que podemos solicitar, através do deputado, o fornecimento de um “kit feira” para a Prefeitura, direcionado para Ibitipoca.

Cartilhas de orientações aos turistas:

Dentro de nossa proposta apresentada à prefeita de Lima Duarte, Elenice Delgado, caberia à AMAI desenvolver uma cartilha, ricamente ilustrada com fotos da vila e do parque que será ao mesmo tempo um guia com informações úteis a quem nos visita, além do conjunto de recomendações tanto quanto aos protocolos definidos como precaução diante da pandemia, como outras recomendações relativas à proibição de som alto; à redução de velocidade dos veículos; ao recolhimento de lixo, etc.

Nos foi disponibilizado o suporte da equipe técnica e respectivos recursos do deputado, na montagem dessas cartilhas.

Além das propostas acima, que mereceram as considerações que anotamos, o chefe de Gabinete e os assessores levarão ao conhecimento do deputado Betão uma série de outras propostas que levantamos no nosso Ciclo de Reuniões Virtuais, para que ele verifique eventuais possibilidades de nos atender.

A proposta deles é retornar em breve com a presença do próprio deputado Betão e, se possível da prefeita Elenice, para que possam nos anunciar iniciativas que efetivamente tenham tomado a partir do conhecimento levantado hoje  de nossa realidade e nossas propostas.

Por Ronaldo de Moraes – secretário da AMAI