Seja Bem-Vindo!

À Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca

Posicionamento da AMAI sobre o fechamento do Parque Estadual do Ibitipoca no carnaval 2021

postado em 11 02 2021

A AMAI enviou hoje, dia 10/02/2021, três ofícios, endereçados à Prefeitura de Lima Duarte, diretoria do IEF e para o secretário estadual de Saúde pedindo interferência junto ao Comitê Extraodinário Covid-19 que determinou o fechamento do Parque Estadual do Ibitipoca entre os dias 12 a 17 de fevereiro de 2021.

Pedimos em primeiro lugar que estudassem a possibilidade de voltarem atrás na medida tomada para o fechamento do Parque de Ibitipoca.


Na impossibilidade de tal procedimento, expressamos o profundo desagrado de nossa comunidade com tal medida, pelo tremendo prejuízo provocado ao turismo de nossa região, uma vez que faltam justificativas plausíveis para que num curto prazo de uma semana seja determinado a abertura e o consequente fechamento do Parque. Os critérios até aqui anunciados e usados para adoções de tais medidas não foram observados desta vez. Dissemos que a alegação anunciada desta vez foi de se evitar aglomeração, contudo todos sabem que a data do carnaval já era de conhecimento de todos desde o início do ano passado, pelo menos. Perguntamos por que então esse anúncio não foi feito lá atrás, para que todos se preparassem? Por que somente às portas do carnaval, quando todas as pousadas já confirmaram a estadia de seus hóspedes, quando todos os restaurantes encheram suas geladeiras para receber seus clientes, quando todos os bares se abasteceram de bebidas?
Dissemos ainda que o fechamento do Parque às vésperas do carnaval afeta profundamente as finanças dos nossos pequenos empresários, já combalidas por conta da pandemia.
E que essa medida revela uma falta de sensibilidade para com a atividade turística, tão desamparada em nosso país e uma falta de sensibilidade social, considerando que quase a totalidade da população de Conceição de Ibitipoca e seu entorno vive direta ou indiretamente do turismo. Mas, sobretudo tal fechamento anunciado evidencia o total descaso das instituições com a nossa comunidade de Conceição de Ibitipoca.