Seja Bem-Vindo!

À Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca

Situação do Posto Policial de Ibitipoca é analisada em reunião da PM e AMAI

postado em 15 02 2021

No dia 15 de fevereiro de 2021, foi realizada uma reunião no prédio do Posto Policial de Conceição de Ibitipoca, com a presença do sub-tenente Oldair José Paiva, comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de Minas Gerais em Lima Duarte, acompanhado de outros policiais, do presidente da AMAI, Sr. Nelson Aguiar de Paula, acompanhado de outros diretores, fiscais da Secretaria de Saúde municipal e moradores da vila.

Foi relatado pela fiscal Dayana e confirmado pelas demais as repetidas ocorrências de desrespeito que veem sofrendo no exercício de suas funções ao abordar situações de descumprimento de decretos municipais. O sub- tenente confirmou que tais casos configuram desacato a funcionário público, crime previsto no art. 331 do Código Penal e determina detenção de seis meses a dois anos ou multa como pena.


Orientou ainda o comandante do 3º Pelotão da PMMG que a Associação de Moradores pode representar um BO coletivo, quando o conjunto de moradores forem prejudicados por alguma perturbação da ordem.
Na sequência o presidente da AMAI Nelson apresentou o sr. Lucas que desenvolve um trabalho de segurança e vigilância, o qual apresentou uma proposta de realizar esse tipo de trabalho aqui na vila de Conceição de Ibitipoca. O trabalho seria realizado por dois seguranças que estariam circulando pelas ruas da vila durante a noite, abordando eventuais desordeiros e perturbadores na ordem pública. O comandante Oldair manifestou-se favoravelmente a esse tipo de trabalho que, embora sem a utilização de arma de fogo, é de grande ajuda para que tenhamos mais tranquilidade em nossas noites. O sr. Luca irá preparar um projeto para encaminhar à AMAI.
Ainda o comandante Oldair lembrou-nos da possibilidade da AMAI conseguir junto ao Fórum de Lima Duarte suporte para o projeto Olho Vivo, que consiste em instalação de câmeras de monitoramento da PM na vila. Caberia à AMAI encaminhar tal solicitação.

Por fim, foi discutida a situação do prédio do Posto Policial, cuja garagem está com riscos de desabamento, além da necessidade de limpeza no terreno ao redor, bem como a construção do muro para separar o terreno próprio do posto, em conformidade com decisão judicial. Foi lembrado que o Demae propôs construir um cômodo para a guarda de ferramentas e material de uso de seus funcionários. A AMAI, sob cuja responsabilidade está o imóvel, sob cessão da Prefeitura, deverá cuidar de todos esses trabalhos, fazendo o contato necessário com o Demae.

Por Ronaldo Champak, secretário da AMAI