Seja Bem-Vindo!

À Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca

AMAI realiza Semana Científica Online sobre o Parque Estadual do Ibitipoca

postado em 08 03 2021

   O Parque Estadual do Ibitipoca, um dos mais visitados de Minas Gerais, é tema da Semana Científica que A AMAI – Associação dos Moradores e Amigos de Ibitipoca realiza entre os dias 8 a 12 de março de 2021. Em formato virtual, a Semana Científica será transmitida pela TV Ibitipoca, canal da AMAI no Youtube.

    Conceituados professores e pesquisadores ligados à UFJF, Altair Sancho, Cezar Rocha, Geraldo Rocha, Marco Manhães, Roberto Marques Neto, Luiz Menini e Samyra Furtado são os palestrantes convidados para a Semana Científica. Logo após a fala, os especialistas vão responder perguntas dos participantes.

 A Semana Científica tem por objetivo apresentar discussões e reflexões sobre diferentes temas relacionados ao Parque Estadual do Ibitipoca, que está em processo de concessão dos serviços de apoio à visitação.

PROGRAMAÇÃO:

SEGUNDA-FEIRA – 8 DE MARÇO

18h – Efeitos e transformações associadas ao turismo no contexto territorial do PEIb por Altair Sancho

TERÇA-FEIRA – 9 DE MARÇO

18h – Monitoramento dos impactos no Parque Estadual do Ibitipoca por Cezar Rocha

QUARTA-FEIRA –10 DE MARÇO

18h – Meio físico e fragilidade ambiental do PEIb e arredores por Geraldo Rocha

QUINTA-FEIRA –11 DE MARÇO

18h – Efeito das perturbações antrópicas sobre a biologia e as comunidades de aves por Marco Manhães

19h – Paisagens altimontanas da Serra do Ibitipoca: importância das montanhas tropicais em tempos de mudanças globais por Roberto Marques Neto

SEXTA-FEIRA –12 DE MARÇO

18h – A fantástica flora do Ibitipoca: conservar é preciso por Luiz Menini e Samyra Furtado

……………

APRESENTAÇÃO: Fred Fonseca (vice-presidente da AMAI)

LINK DA TV IBITIPOCA: https://bit.ly/youtubetvibitipoca

REALIZAÇÃO: comissões de Comunicação e Meio Ambiente e Bem-Estar da AMAI

CONTATO PARA ENTREVISTA: Fred Fonseca – vice-presidente da AMAI: (32) 99198-0440.

……………

CURRÍCULOS DOS PALESTRANTES

ALTAIR SANCHO

Professor e pesquisador do Departamento de Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordenador do Centro de Investigação em Turismo, Território e Desenvolvimento Socioambiental – CITURDES/UFJF. Doutor em Geografia (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS/UFRJ (2007) e graduação em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004). Atuação nos Grupos de Pesquisa CNPq Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social e Núcleo SINERGIA: Subjetividades, Turismo, Natureza e Cultura (líder: Marta de Azevedo Irving) e OPAP – Observatório de Parcerias em Áreas Protegidas.

 Tem experiência nas áreas de turismo, planejamento e ordenamento territorial, com ênfase nas interfaces com políticas públicas de turismo, áreas protegidas e projetos de desenvolvimento socioambiental, rural e comunitário.

CEZAR ROCHA

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), especialista em Geoprocessamento pela UFRJ (2000), mestre em Transportes pela Universidade de São Paulo (1994) e doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Trabalhou nas empresas de consultoria Enefer, Estec e Prodec de 1990 a 1996 como engenheiro projetista de estradas. Ingressou na Universidade Federal de Juiz de Fora em 1996 e desde 2019 é professor titular lecionando disciplinas de Geomática para Graduação e Monitoramento Ambiental para Pós-Graduação. Atuou de 2008 a 2018 no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (antiga Ecologia) e atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído (PROAC) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO). Tem experiência nas áreas de Transportes e Meio Ambiente, trabalhando com Monitoramento e Impacto Ambiental, Áreas Protegidas, Recursos Hídricos, Bacias Hidrográficas, Mapeamento de Riscos, Capacidade de suporte e Resiliência. Líder do Núcleo de Análise Geo Ambiental (NAGEA) desde 2008. Representante da UFJF em conselhos municipal / Comdema JF de 2006 a 2009; regional / CIEA Zona da Mata de 2006 a 2018; e estadual de Meio Ambiente / COPAM – URC Zona da Mata de 2017 a 2018.

GERALDO ROCHA

Possui Graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Agronomia (Solos: Gênese e Morfologia) pela Universidade Federal de Lavras (1982) e doutorado em Agronomia (Solos: Mineralogia e Química) pela Universidade de São Paulo e INRA (França, 1990). Desenvolveu pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), pesquisando perfis de intemperismo em áreas de risco daquela cidade. Especializou-se em Gestão de Riscos e Desastres Ambientais (Suécia e Costa Rica). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, Pedologia e Riscos Ambientais. É professor titular do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua no Programa de Mestrado em Geografia, ministrando a disciplina Avaliação e Gerenciamento de Riscos Ambientais. Atualmente, após estágio de pesquisa sobre carbono orgânico na China (NEIGAE/Harbin), tem trabalhado com pesquisa sobre formas de carbono no solo. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação e monitoramento de riscos ambientais, EIA/RIMA (meio físico), geoprocessamento, região de Ibitipoca, região de Juiz de Fora/MG, mapeamento de riscos e desastres ambientais em áreas urbanas e rurais, além de carbono nos ecossistemas terrestres.

MARCO MANHÃES

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997),  mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de São Carlos (2007). Atua na área de Ecologia, principalmente nos seguintes temas: Ecologia trófica, ecologia de comunidades e populações, com enfoque em Aves.

ROBERTO MARQUES

Professor do Departamento de Geociências e do programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora; professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas; líder do grupo de pesquisa e extensão TERRA – Temáticas Especiais Relacionadas ao Relevo e à Água.

LUIZ MENINI E SAMYRA FURTADO

Luiz Menini: graduação em Ciências Biológicas pela UFJF, mestre em Botânica pelo Museu Nacional/UFRJ, doutor em Botânica pela Escola Nacional de Botânica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, atualmente professor adjunto do Departamento de Botânica da UFJF.

Samyra Furtado: graduação em Ciências Biológicas pela UFJF, mestre em Ecologia pela UFJF, doutora em Biodiversidade pela UFJF.

Ambos fizeram as dissertações de mestrado no Parque Estadual do Ibitipoca. Atualmente, trabalham com biogeografia e ecologia de epífitas vasculares na Serra da Mantiqueira.