Seja Bem-Vindo!

À Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca

História religiosa: VISITAS PASTORAIS DE DOM FREI JOSÉ DA SANTÍSSIMA TRINDADE (1821- 1825)

postado em 01 04 2021

Categoria: documento histórico

Título: Visitas Pastorais de Dom Frei José da Santíssima Trindade (1821- 1825)

Coleção Mineiriama – Série Clássicos

Estudo Introdutório: Ronald Polito de Oliveira

  Em “Visitas Pastorais de Dom Frei José da Santíssima Trindade (1821-1825)”, encontramos citações sobre a Igreja Matriz de Nossa da Senhora da Conceição de Ibitipoca nas páginas 200 e 375.

  O documento faz parte da Coleção Mineiriana – Série Clássicos  projeto editorial de divulgação de textos importantes para a preservação e o estudo da cultura mineira daFundação João Pinheiro, através de seu Centro de Estudos Históricos e Culturais (CEHC), em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHAMG).

   O manuscrito deixado por Dom Frei José, que foi bispo de Mariana entre 1820 e 1835, é o único em seu gênero dentre a documentação preservada pelo Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana. Ainda que todos os bispos que o antecederam tenham realizado visitas pastorais, apenas Dom Frei José deixou-nos relato extenso e minucioso de toda a sua viagem. A exemplo dos naturalistas que também percorreram o Brasil e a região das Minas por essa época, registrou suas impressões, tomando-se, nessa ótica, também um viajante, ainda que peculiar. O documento constitui-se em amplo e valioso painel acerca das condições religiosas, principalmente do bispado de Mariana, vindo a preencher uma lacuna nos estudos da história religiosa de Minas Gerais na primeira metade do século XIX, período ainda pouco pesquisado.

Acesse o documento completo no link abaixo: