Seja Bem-Vindo!

À Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca

COMUNICADO AMAI

postado em 05 05 2021

Aos nossos associados e amigos,

A AMAI vem trabalhando, mesmo que de forma não presencial,

em tomar os devidos cuidados e evidenciar problemas e ações que afetariam, afetam ou afetarão o nosso maior bem em comum, a Vila de Conceição de Ibitipoca.

   Alguns pontos vêm sendo levantados sobre algumas questões que vem acontecendo na vila. Pontos que também preocupam a AMAI mas estão além de nossa alçada de tomar alguma ação. Como esteve fora do alcance das gestões anteriores que muito fizeram, mas não resolveram, assim como não iremos resolver tais problemas. Pois apenas o poder público tem a capacidade de fazer.

   A distância que temos da sede municipal dificulta uma presença efetiva de fiscalização, ações efetivas e até conhecimento dos problemas que aqui temos. Por isso adotamos aquele ditado que: ‘se a montanha não vai até Maomé, Maomé vai até a montanha.”

   Iremos utilizar a TV Ibitipoca como canal de comunicação e espaço de evidenciar problemas que precisam de urgência em nossa vila. Sempre trazendo uma discussão propositiva e convidando o poder público para esclarecer e orientar como proceder.

   Agora tratando sobre a assunto da CONCESSÃO do PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA:

   A representação da AMAI no conselho consultivo do PEIb tomou conhecimento de uma discussão sobre o processo de concessão do Parque à iniciativa privada. Visto que nada havia sido discutido de fato, não apenas com a vila, mas também com a região no entorno do parque.

   A comunidade tomando conhecimento do processo da proposta de aumento de quatro vezes o número de visitantes do parque, se mostrou preocupada com o impacto que isso causaria na vila, devido a carência de infraestrutura pra suportar grandes lotações de visitantes. Foi então formada uma comissão com essas pessoas sensibilizadas com a causa

e assim se acionou o Ministério Público, com o intuito de que o impacto na vila fosse levado em questão nessa discussão da concessão.

  Foi então e somente neste momento que o Ministério Público acionou a AMAI requisitando informações sobre os impactos na vila com o aumento do número de visitantes. O MP nos apresentou também a Nota Técnica do IEF que propõe não o aumento de 4 vezes o número de visitantes, mas sim a retirada da limitação de visitantes.

  Tratando agora sobre a constante colocação que a AMAI estaria contra a concessão, precisamos apresentar alguns pontos essenciais:

1 – A AMAI em nenhum momento se colocou contra a concessão. A AMAI, através da TV Ibitipoca, apenas levantou as discussões sobre as particularidades e fragilidades que o nosso parque possui e precisam de um cuidado especial para a conservação. 

2 – A AMAI convidou o IEF na pessoa da gestora do Parque Estadual de Ibitipoca, três vezes para falar à TV Ibitipoca. Conseguimos falar na primeira onde ela deu uma resposta sobre uma entrevista com o professor Cezar, que realizava um trabalho para o MP em um termo de ajuste de conduta. Após a Semana Científica enviamos um email endereçado também à ASCOM para convidar a gestora pela segunda vez e terceira vez para poder utilizar o espaço para falar com a comunidade sobre o que é, como é, e o porquê da concessão e responder questionamentos. Contudo, até então não obtivemos resposta.

3 – Nosso presidente é um dos  funcionários mais antigos do parque e não esteve e nem está envolvido em nenhuma representação em conselho do parque, discussão referente ao processo de concessão e muito menos em assinatura de entrega de documentação requisitada pelo Ministério Público, justamente para evitar conflito de interesses e retaliações desnecessárias. Nosso presidente exerce em plenos poderes, contudo delegando ao vice-presidente qualquer responsabilidade mediante a qualquer processo que venha envolver a AMAI de forma conflituosa com os interesses do IEF. O que seria uma incoerência, pois tanto a associação quanto o IEF zelam pelo bem-estar e integridade social da vila, descaracterizando, assim, qualquer possibilidade de conflito de interesses.

4 – Mesmo estando em recesso de encontros presenciais, a diretoria da AMAI irá realizar em breve uma assembleia extraordinária para efetivar ações e repassar informes de nossas atividades que vêm sendo realizadas nesses períodos. Você também pode acessar o nosso site e ficar por dentro do que estamos realizando.

Sem mais pelo momento, agradeço as todos.

Fred Fonseca – vice-presidente da AMAI

Conceição de Ibitipoca – 5 de maio de 2021