Seja Bem-Vindo!

À Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca

Problemática da água: reunião com a DEMAE

postado em 17 06 2021

Estiveram presente na reunião do 15 de junho de 2021 com o DEMAE, a conselheira da AMAI Cleusa o Secretário da AMAI Ronaldo Champak, assessores do deputado Estadual Betão (PT), o Diretor do DEMAE, sr Antônio, a advogada do DEMAE, Sra. Geórgia e pela Prefeitura, o Sr. Alisson.
A reunião foi uma iniciativa do vereador Dó. O mediador da reunião foi o Sr. Gilson que passou a palavra para que o secretário da AMAI, Sr. Ronaldo relatasse o problema d’água em Ibitipoca. Ele fez um breve relato, falou da costumeira falta d’água logo após feriadões e finais de semana que atraem muitos turistas. Falou da reclamação geral da comunidade, da pressão que colocam em cima da AMAI para buscar soluções junto ao DEMAE. O vereador Dó também acrescentou alguns comentários sobre a situação crítica das partes mais altas da vila onde a água demora mais a voltar à normalidade depois da falta. O Sr. Gilson passou a palavra para o Sr. Léo, que é o Chefe de Gabinete do deputado Betão, o qual falou sobre os entendimentos que já foram feitos com o IEF e com o IGAM que é o Instituto Mineiro de Gestão de Águas. Esses entendimentos foram muito positivos e agora cabe à Prefeitura e ao Demae tomarem uma série de iniciativas para dar seguimento ao projeto de captação de águas superficiais disponíveis na área do Parque.
Falou então o engenheiro-chefe do Demae, Sr. Antônio que explicou tudo que está ocorrendo neste momento com o abastecimento d’água, já estando certa a liberação de uma verba nos próximos dias para a compra de uma nova bomba, até lá estão bombeando a água com certo critério devido à redução da água no poço, a bomba não pode ficar ligada direto, vai continuar com o carro pipa amenizando o problema e ainda reafirmou que já está em andamento a elaboração de um projeto de tratamento de esgoto pra vila, inclusive com duas ETEs. O Sr. Antônio ainda deu uma verdadeira aula com detalhes sobre como poderá ser feita essa captação de água do Parque e a disposição do Demae em levar adiante esse projeto. O secretário da AMAI sugeriu e o Sr. Antônio aceitou participar de uma reunião on-line na TV Ibitipoca, aberta a toda a população de Ibitipoca, para dar toda essa explicação e responder a todos os questionamentos dos moradores. O Léo e o Gilson aproveitaram a oportunidade para entrar com a questão da concessão do parque. Ronaldo explicou a posição da AMAI desde o início, as dificuldades que encontramos para que fosse feito um levantamento dos possíveis impactos na vila e resumiu dizendo que esse assunto é uma verdadeira caixa de marimbondo.
O grupo concluiu que nesse momento em que precisamos ter um bom entendimento com o IEF para conseguirmos a captação da água do Parque, não seria oportuno entrar novamente nessa questão da concessão que já provocou muitos desgastes e mal entendidos. A AMAI ficou de acertar com o Sr. Antônio essa participação dele numa reunião on-line através da TV Ibitipoca. O Dó que tem contato direto com ele, se dispôs a ser esse canal para acertarmos os detalhes.