Seja Bem-Vindo!

À Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca

Problemática da água em Ibitipoca

postado em 01 08 2021

No dia 28 de julho de 2021 ocorreu o encontro entre o presidente da AMAI, Sr. Nelson Aguiar, agentes da prefeitura, a Prefeita Elenice, advogada DEMAE (pois o diretor estava em outro compromisso) e o Vereador Dó.
A pauta foi problema de água em Ibitipoca.

Foram tratadas as possibilidades de resolução dos problemas que são recorrentes na vila. Sobre o que tem sido feito e o que está em andamento.
Muita coisa foi falada, e alguns encaminhamentos já estão tratados.
Dentre eles:

1- A bomba de água do poço dois C 02 (na estrada do parque) que se encontra estragada, chega na 1° quinzena de agosto. E será instalada tão logo que seja entregue ao demae.
2- uma equipe do DEMAE subirá para Ibitipoca, na semana que vem, com a finalidade de medir vazão e padrões de potabilidade de águas superficiais de vários locais. (Inclusive do parque).
3- será feita uma análise de viabilidade de parceria de empresários locais, para perfuração de outro poço.
4- uma REUNIÃO COM A COMUNIDADE foi definida, para dia 12 de agosto de 2021 (limitada a entrada devido a pandemia. Perguntas podem ser feitas para a AMAI antes da data para serem repassadas, a reunião será registrada em vídeo e postada na TV Ibitipoca em sequência). Com o propósito de esclarecer dúvidas da comunidade em geral, e repassar todas as informações desta reunião, além de atualizações das ações em andamento.
5- O poço já perfurado no loteamento Alcateia, ainda não está ativo por questões jurídicas, e depende de alguns fatores para se viabilizar.
6- Após as análises feitas pelo item 2, será levantada a questão de custos da construção de uma ETA (Estação de Tratamento de Águas) e parcerias para sua construção.
7- Segundo o DEMAE, no momento, não existe previsão de construir mais um reservatório público, pois o já em operação nem chega a encher.
8- Novos loteamentos só serão liberados, após análise do DEMAE, e garantias do loteador, de suprir a demanda de água sem que seja necessário ser abastecido pelo sistema atual. (Ou seja, o loteamento tem que ter água e reservatório próprio) não há como retroagir.

A saber, o CISAB (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico ods Municípios da Zona da Mata) realmente está com projeto de estação de tratamento de esgoto, e deve ficar pronto esse ano. Estão 60 dias atrasados devido a pandemia. Esse projeto foi uma iniciativa do CISAB, e o DEMAE aderiu e solicitou que fosse ibitipoca a contemplada.