Seja Bem-Vindo!

À Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca

Feirinha de Produtos Agrícolas e Artesanais em Ibitipoca

postado em 22 08 2021

No dia 03 de agosto de 2021, às 16 horas, a AMAI participou de uma reunião na Casa do Sol, em São José dos Lopes, com representantes das Associações de Moradores de Laranjeira, São José dos Lopes e da cooperativa Linhas de Minas.

O intuito do encontro era fortalecer a produção agrícola, artesanal, abarcando a cultura em geral das artes e a culinária também, criando perspectiva de vazão através de feirinhas que acontecerão nessas diversas localidades aqui da nossa região.
A ideia é estimular, resgatar produtores e estimular os atuantes. Conectar com instituições que possam colaborar, como a Prefeitura e a EMATER.

A feirinha deve se tornar um ponto de encontro dos locais que a realizarem numa comunhão de renda, com capacitação por palestras, oficinas e apresentações culturais de artistas locais, integrando a comunidade e expandindo a participação.
Foi proposto aproveitar esse corredor de associações para ampliar a sensibilização e as boas práticas na preservação ambiental (tal como o manejo do lixo e a prevenção de incêndios), assim como ações sócio educativos itinerantes.

Vislumbrando a continuidade desse projeto como uma perspectiva para o resgate da agricultura familiar, é necessário coloca-lo dentro das previsões orçamentárias do município. Com isso, devemos ficar atentos a PPA, o Plano Plurianual, pois nesse documento definem-se as diretrizes, objetivos e metas da administração pública em um prazo de quatro anos para o município. Devemos ficar vigilantes sobre essa construção que acontece ainda nesse ano de 2021. Tivemos a presença do Vereador Dó que diz estar empenhado em colaborar com a viabilidade da proposta e nos deixar cientes sobre o PPA.

O projeto arquitetônico de Reforma da sede da AMAI está sendo feito com a previsão de uma área específica para a realização das feirinhas. Quando o projeto estiver pronto iremos divulgar nas redes e nos grupos.