A Vila

Uma pérola situada no alto da Serra da Mantiqueira, Conceição de Ibitipoca – distrito de Lima Duarte (MG) – é um dos mais antigos povoados mineiros. Conheça mais sobre a sua história aqui.

   De rota dos Bandeirantes no século XVII à explosão do ecoturismo nos dias atuais, a charmosa vila – emoldurada pelas montanhas de Minas – encanta pelo clima pacato e acolhedor, com suas ruas de pedra, pousadas e restaurantes de variados estilos, bares rústicos, cafés e lojinhas de artesanato.

   A reconhecida e incomparável hospitalidade mineira está presente na vila, com seus pouco mais de mil habitantes. As horas  passam devagar e sempre há tempo para ouvir um bom ‘causo’, tomar um cafezinho bem mineiro e desfrutar das belezas da natureza.

Foto: Luciana Dominato

    A gastronomia também é uma riqueza, com destaque para o famoso pão de canela. O quitute é produzido por várias famílias, tendo a receita passada de geração a geração e assado no forno a lenha.

     No centro da vila, encontra-se a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construção em estilo colonial de 1768, que se destaca pela torre com sino construída em separado do corpo da Igreja. Erguida no início do século 19 pelos escravos, a pitoresca Igreja de Nossa Senhora do Rosário é outro monumento histórico que chama atenção.

    A maior atração turística é o Parque Estadual do Ibitipoca, que  fica a três quilômetros da vila . O mais visitado de Minas Gerais e considerado um dos mais bonitos do Brasil, encanta os turistas com o maravilhoso espetáculo da natureza formado por cachoeiras, praias, piscinas naturais, grutas, penhascos, paredões, mirantes e picos. Do ponto mais alto, o Pico da Lombada (1.784m) descortina-se uma belíssima vista de 360º das montanhas.