Seja Bem-Vindo!

À Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Conceição de Ibitipoca

ANÁLISE AMBIENTAL DA CAPACIDADE DE CARGA ANTRÓPICA NA TRILHA PRINCIPAL DO CIRCUITO PICO DO PIÃO – PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA, MG.

postado em 17 04 2021

Categoria: Trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Análise Ambiental da UFJF

Ano: 2007

Título: ANÁLISE AMBIENTAL DA CAPACIDADE DE CARGA ANTRÓPICA NA TRILHA PRINCIPAL DO CIRCUITO PICO DO PIÃO – PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA, MG.

Autora: Ana Flávia Oliveira Peccatiello

Resumo:

    Esta pesquisa tem como objetivo calcular a capacidade de carga antrópica na trilha principal do Circuito Pico do Pião – Parque Estadual do Ibitipoca, MG. A metodologia adotada foi a de Cifuentes com algumas modificações. Essa metodologia estabelece a capacidade de carga através de cálculos das capacidades de carga física, real e efetiva. O trabalho de campo considerou aspectos físico-ambientais nas trilhas, tais como erosão, alagamento, trechos com cobertura florestal e acessibilidade (definida nesse trabalho por faixas de declividade). Os limites utilizados pela atual administração para todo o Parque (Circuito das Águas, Pico do Pião e Janela do Céu) são de 300 pessoas nos dias de semana e 800 pessoas nos finais de semana. Pesquisa anterior realizada por Fontoura e Simiqueli (2006) no Circuito das Águas, utilizando a mesma metodologia, encontrou o número máximo de 126 visitantes. O resultado do presente estudo para o Circuito Pico do Pião foi de 144 pessoas. A compilação dos dados das duas pesquisas – 270 turistas – poderá auxiliar no planejamento e manejo do número de usuários nesses dois Circuitos. Apesar da necessidade de mais discussões e das pesquisas relativas ao Circuito Janela do Céu, pode-se considerar baixo o valor adotado pela atual administração do Parque para os dias de semana e alto o valor adotado para os fins de semana. A continuação desses estudos de capacidade de carga deve ser incentivada como forma de equilibrar esses números, permitindo a sustentabilidade das trilhas nessa unidade de conservação, além da garantia de uma melhor qualidade na experiência dos visitantes.

Acesse o trabalho completo no link abaixo: